Tuesday, March 27, 2007

As estatuas na casa do passal

Quando foi cônsul em Antoépia trouxe a famosa etatua do cristo rei ,que colocou na quinta como se quisesse abencuar a sua residência.
Segundo dizem algumas pessoas ainda vivas o cristo rei , o s.Cristovão e o Cristo na cruz vieram em caixotes, em peças separadas , de comboio até Oliveirinha .Dai para cabanas de viriato vieram em bois .

A casa do passal




Estas são algumas imagens da casa do passal, que fica em Cabanas de Viriato, foi a casa onde morou Aristides nos ultimos anos da sua vida.


Actualmente a casa do passal encontrasse em avançado estado de degradaçaõ(como se pode verificar).

Aristides com o rabino Kruger


Fotos de Aristides















Fotos de Aristides com a familia

Aristides com os seus pais , imaõ gémeo César e o seu irmaõ mais novo José Paulo





Aristides com a sua mulher Angelina








Aristides com alguns dos seus filhos



A fundaçaõ Aristides de Sousa Mendes

A fundaçaõ Aristides de Sousa Mendes formou-se a 17 de Março de 2000.

A presidente é Maria Barroso.A cerimónia de posse foi feita na sala dos enbaixadores no palácio das necessidades em Lisboa .
O principal objectivo da fundaçaõ é a reablitaçaõ da memória do Cônsul potuguês.






Aristides em eleições da televisaõ e da inprensa


-Em Dezenbro de 1999 , Aristides é eleito pelos leitores da visaõ e pelos telespectadores da SIC a 2ª personalidade do SÉC.XX com 18,4 % dos votos .
-No ano de 2007 , no concurso da RTP " os grandes portugueses " Aristides é eleito o 3º maior português de sempre com 13,0 % dos votos .

Homenagens portuguesas




- em 1987 , Mario Soares entrega a ordem da liberdade a titulo postumo a Aristides.



-em 1988 a assenbleia da república finalmente aprova a reablitaçaõ de Aristides na carreira diplomática.



-no dia 29 de Maio de 1994 Mario Soares descerra uma placa no edificio onde Sousa Mendes assinou os vistos de saida dos refugiados ou seja no edificio que acolheu o consulado de portugal.



-no dia 5 de Março de 1995 ,os correios de Portugal editam um selo , um postal e um envelope de primeiro dia alusivos a Aristides.



-no dia 23 de Março de 1995 , é feita uma homenagem nacional no cinema Tivoli , em Lisboa , onde estiveram presentes algumas personalidades politicas portuguesas como por exemplo o na altura presidente da república Mário Soares.


-em 1997 , a câmara municipal de Setúbal homenageia Aristides.


- no dia 18 de Junho de 1999 , é homenageado em Viseu.


-no dia 27 de Julho de 1999 , é apresentada no palácio do faial em Cascais , a peça de teatro "A desobediência " com encenaçaõ de Carlos Avilez e representaçaõ de actores do teatro exprimental de Cascais.

-em 2000 , é inaugorada na estaçaõ de metro do Parque , em Lisboa ,uma medalha alusiva a Aristides de Sousa de Sousa Mendes -a 17 de Março de 2000 , é fundada a fundaçaõ Aristides de Sousa Mendes.
-em 2000 Aristides foi homenageado na escola básica de santo António , na Parede , Cascais
-em Março de 2004 , em Coinbra é dado o nome de Aristides de Sousa Mendes a um rua .
-em Setenbro de 2004 , saõ atribuidos , na bibloiteca nacional em Lisboa , pela associaçaõ dos diplomatas o prémio Aristides de Sousa Mendes , a trabalhos historiográficos.

Algumas das suas homenagens internacionais




-em 1961 plantam uma árvore em memoria de Aristides , na floresta dos martires , na cidade de Jerusalém.


-em 1967 Joana , sua filha recebe a medalha dos justos entre as nações , do consul geral de Israel


-em Maio de 1994 , em Bordéus , é inaugurado um busto de Aristides nos jardins do consulado portugês .
-a 31 de Março , Aristides é homenagiado na sede da ONU em Nova York.
-em 2oo1 , Buenos Aires , na Argentina , é palco de uma exposiçaõ sobre Aristides
-em 2002 , o embaixador de Israel ( Shmuel Tevet ) visitou Cabanas de Viriato para mostrar e manifestar a admiraçaõ e gratidaõ que o povo de Israel tem por Aristides .
-em Março de 2004 ,em Bordeus , é dado o nome de Aristides a uma rua.
-no dia 17 de Julho de 2004 saõ celebradas missas em 30 cidades do mundo (incluindo Lisboa )

Monday, March 26, 2007

A sua morte


Aristides de Sousa Mendes morre no hospital da ordem terceira , em Lisboa no dia 3 de Abril de 1954. Aristides morreu numa tal miséria , que foi sepultado com vestes de franciscano que o hospital lhe deu .
Sousa Mendes morreu na miséria , porque decidiu estar "antes com Deus contra os homens do que com os homens contra Deus ".

As consequenciasias


Alvo de processo disciplinar , foi expulso da carreira diplomática e vitima de uma preseguiçaõ persistente por parte do poder instituido . A sua situaçaõ económica agravou-se e os seus filhos viram-se obrigados a emigrar.







procesos disciplinares de Aristides

O regresso a portugal






Terminada esta saga Aristides cumprio a ordem de regresso imediato ao pais , tendo aqui
prestado auxílio a refugiados , das mais dípares condições , que o procuravam na sua residencia em Cabanas de Viriato.

os vistos(3ª PARTE)


Na manhã de 17 de Junho de 194o Aristides abriu as portas do consulado e fez saber que Portugal concedia vistos a todos a queles que os solicitassem , idependentemente da raça , situaçaõ económica ou qualquer outra circunstância. Trabalhou durante 3 dias e 3 noites sucessivas , em circunstâncias dramáticas , perante o avanço das colunas alemãs , passando cerca de 30.000 vistos.

os vistos(2ª PARTE)


Sousa Mendes concedeu ainda algumas dezenas de vistos contraindo intruções expressas do seu governo , e talvez por isso uma multidaõ incontavel de refugiados começou a
formar-se junto do consulado português . O visto de entrada em Portugal passou a ser a única esperança para aquelas pessoas.
Sousa Mendes ficou entaõ com um dilema terivel:
se concedesse esses vistos , arriscava a carreira e o sustento da sua numerosa familia ; se naõ o fizesse , todos aqueles milhares de pessoas teriam como destino inevitavel os campos de concentraçaõ.

os vistos(1ª PARTE)

Aristides foi nomeado cônsul-geral de Portugal em Bordeus , pouco tempo antes de se iniciar a 2 gerra mundial. Com a invasaõ de França pelas tropas da Alemanha , em Junho de 1940 , dezenas de milhares de
milhares refugiados deslocam-se para Bordéus , na esperança de ai obterem um visto diplomático que lhes premitisse alcançar um pais onde pudessem estar a salvo dos campos de concentraçaõ nazis
Portugal era um pais neutral , que naõ queria arranjar conflitos com a Alemanha , por isso Salazar enviou a todos os agentes diplomáticos portugueses uma circular em que proibia a concessaõ de vistos a todos os refugiados judeus ,exilados politicos e cidaõs provenientes do leste europeu.

A vida adulta de Aristides

Aristides com alguns dos seus filhos


Casou-se com Maria Angelina Coelho de Sousa Mendes de quem teve 14 filhos.
Como consul de 2ª classe exerceu funçoes na Guiana inglesa , na Galiza , Zanzibar e Coritiba.
Foi promovido a cônsul de 1ª classe em junho de 1918 , ocupou cargos em S.Francisco da California , Maranhaõ ,Vigo , Atuérpia e finalmente em Burdeus.


A juventude de Aristides


Aristides de Sousa Mendes nasceu a 19 de julho de 1885 ,em Cabanas de Viriato. Era filho do juiz Jose de Sousa Mendes e de Maria Angelina Ribeiro de Abranches.
Licenciou-se em direito pela universidade de Coinbra em 1907 , tendo envergado pela carreira diplomatica
Aristides (em cima)com
a sua familia

aristides de sousa mendes - um homem bom